sábado, 8 de maio de 2010

ESTUDO: OS ARDIS DE SATÁNAS - XIII

João 12:42
III. As Barreiras Que Satanás Usa para Impedir a Obediência do Crente A. Veste o Mundo com Roupa Gloriosa para Atrair o Crente - II Cor 10:3-6
B. Dizer que Servir a Deus é Sobremaneira Custoso
1. Tentação

Satanás enfatiza que realmente custa caro para servir a Deus. (Os pais do cego curado - João 9:18-22; os principais que creram - João 12:42; 19:38; os outros - João 7:13; Pedro - Mat. 26:69-75). Satanás impede a obediência do crente dizendo que ele perderá coisas gloriosas se ficar fiel a Deus. Ele traz tal duvida pela pergunta: Vale a pena, realmente, sofrer e ser atormentado somente para fazer a Deus contente?
2. Soluções:
a. Considere que os problemas, as aflições e as perseguições aqui na terra não podem fazer mal a nenhum servo fiel de Deus.

* Mt 6:20, os tesouros que importam para o servo fiel estão fora de alcance dos malfeitores
* I Ped 3:13 podem fazer algo contra nos, mas não podem fazer mal. Deus não fará mal aos seus pois aos seus Ele é atenta para o bem (Rom 8:28). Cristo não fará mal aos justos, pois Ele intercede pelos Seus e não perde nenhum (João 10:27,28; Rom 8:34; Heb 7:25). Os anjos bons não farão mal aos santos, pois ministram a favor deles (Heb 1:14) e acampam-se ao redor deles e os livra (Sal 34:7). O pecado não fará mal aos santos pois não pode ter domínio mais desde que Cristo tem a vitória sobre o pecado, o mal e a morte (Rom 6:14; I Cor 15:57). A lei não fará mal aos santos porque Cristo já cumpriu-a para os santos (Gal 3:13). Satanás quer fazer mal aos santos mas não pode pois Deus é maior do que ele (I João 4:4). Os homens ímpios podem destruir o corpo mas não podem tocar o que é eterno e precioso (Mat. 10:28). Então, resta saber que o mal não é feito contra nenhum servo fiel em Cristo.
* As maiores riquezas do servo fiel são espirituais: gozo interior, paz com Deus, o agrado de Deus, o perdão do pecado, a comunhão com o Seu Espírito. São dados somente por Cristo, somente Cristo pode tirá-los.. Estão seguros com Cristo, II Tim 1:12. Custa servir, mas nunca é sobremaneira ou demais. Ninguém pode tirar o que é nosso por Cristo.

b. Considere que os santos alegres que estão no céu hoje com toda as bênçãos que podemos imaginar foram servos fiéis na terra mesmo em meio aos abundantes perigos ao seu redor.

* Heb 11:32-35, !para alcançarem uma melhor ressurreição? (II Cor 12:7-10)
* Por que estes não desfaleceram? Por que estes acharam melhor ser destruídos fisicamente, não reclamaram das perdas dos seus bens, vidas, comercio, posição na sociedade? A razão é porque viram !o invisível? (Heb 11:27), !olharam para Jesus, autor e consumador da fé? (Heb 12:1,2). Os custos para servir ao Senhor não se comparam à glória que tem o servo fiel. Rom 8:17, !se ... padecemos ... também ... glorificados? v.18, !aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada?

c. Considere que servir ao Senhor é !grande ganho? I Tim 6:6 · Sal 84:10

* Se os que sofreram mais do que nós, os que tiveram mais para perder e os que tiveram mais experiências que nós acharam ganho por sofrer para o Senhor, então, quem somos nós para pensar diferente? O que perdeu Jó? Daniel? Os Profetas? Os discípulos? E você? Mt 19:29.
* Na verdade custa somente o que deixaremos aqui no mundo e o que é muitas vezes abominável ao Senhor. Melhor então perder esses traços da carne para ganhar as coroas gloriosas.
* Esse !grande ganho? é o que levou Paulo a dizer: !Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo?. Ele já conheceu o que era de ser uma !nova criatura?. Ele sabia que nesta qualidade é que você tem realmente !paz e misericórdia? Gal 6:14-18.
* Pode dizer como Paulo?, !De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (II Cor 12:9,10).
* Pode concordar com Pedro que devemos alegrar-nos no fato de sermos participantes das aflições de Cristo sabendo que trazem regozijo e alegria na revelação da sua glória (I Ped 4:12,13)?
* É melhor a vergonha de sucumbir à tentação ou como os apóstolos sofrer para a glória de Deus (Atos 5:41)?

Existem custos para servir ao Senhor, mas nunca são demais (II Cor 12:9, !A minha graça te basta?) Existem custos para não servir ao Senhor, e estes são demais (Prov 29:25; Mat. 10:33)

Quando deixamos algo de nós (da nossa carne) nas perseguições,
sempre achamos algo de Deus (da Sua natureza) em troca.
Isso não basta?


Autor: Pr Calvin Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário