sábado, 8 de maio de 2010

ESTUDO: OS ARDIS DE SATÁNAS - IV

Josué 7:18-26
II. As Estratégias de Satanás para Promover Pecado no Mundo e as Soluções para Escaparmos delas
A. Colocar uma isca dourada em um anzol enferrujado - Gên. 3:1-5
B. Pintar o pecado com cores virtuosas - Josué 7:18-26

Satanás ajeita o pecado para que apareça ser lindo, virtuoso, desejoso, saudável, aceitável, bom, masculino (ou feminino), verdadeiro e vantajoso. Ele aparenta o orgulho como sendo fineza e organização, a cobiça ele mostra como esperteza admirável, a bebida ele apresenta como companheirismo, as iras como auto expressão, ganância como um direito, vingança como justiça e as brigas como uma expressão de liberdade. Mas a realidade está longe da aparência.
1. O Exemplo

* Acã - Josué 7:14, 18-26.

A cobiça e a desobediência foram pintadas com cores virtuosas. A boa capa Babilônica, os 200 siclos de prata e a cunha de ouro foram pintados como sendo boa e a moderna vestimenta como sendo uma facilidade para o conforto na vida. Tudo realmente foi pintado com cores bem virtuosas.

Na realidade 36 homens tinham sido ferido em uma batalha, a nação de Israel sofreu uma derrota no campo e todos tinham corações tristes (Josué 7:5), tudo por causa de apenas um homem ter sido enganado pela cor virtuosa que o pecado foi pintada. A própria família de Acã pagou caro pelo seu pecado. Acã, a prata, a capa, a cunha de ouro, os filhos, as filhas, seus bois, jumentos, suas ovelhas, tendas e tudo quanto tinha foi com ele para fora do arraial sendo apedrejados, queimados e cobertos com um montão de pedras.

* Veja o exemplo de Davi com Bate-Seba (apetites da carne como direito - II Samuel 11) e os acontecimentos na vida de Ananias e Safira (mentira como honrosa - Atos 5).

2. As Soluções
a. Devemos lembra que o pecado é sempre pecado não importando a cor com qual ele se apresenta

João 8:44, “não se firmou na verdade ... não há verdade nele ... é mentiroso e pai da mentira” Este é Satanás. Ele se transfigura em anjo de luz (II Cor 11:14) mas, mesmo assim, continua sendo Satanás.
NÃO HÁ UM JEITO NOBRE PARA SE COMETER UM PECADO

Não importa a razão do pecar, Deus continua justo, e é Ele o juiz.
Prepare-se para enfrentar o juízo.
b. Considerar que quanto mais brilhante a cor, ainda mais perigoso é o pecado

Veja o exemplo do Rei Davi. Ele, um Rei com autoridade do Rei. Ele, um homem com desejos de homem. Ele, vendo a Bate-Seba tomando banho, “mui formosa à vista” (II Sam 11:2). O pecado foi pintado em cores brilhantes: direito da sua pessoa, privilégio da sua posição. O seu marido estava fora, na guerra, e, assim, uma oportunidade se abriu. Nada impedirá o Rei. Era bastante virtuosa a cor deste pecado.

Mesmo que o pecado fosse pintado em cores virtuosas, o pecado era perigoso. Este único pecado de Davi com Bete-Seba abriu a porta para o homicídio (II Sam 11:15), tristeza (II Sam 12:14-16), uma cisão na sua casa (II Sam 13:1-14), dividiu o trono (II Sam 15:1-13) e a comunhão com Deus se quebrou (Salmo 51).

Quanto mais se raciocina para desculpar a intenção e quanto mais é ignorada a sabedoria Maior será o arrependimento pelo pecado cometido
c. Examinar o pecado tendo em vista o seu fim

Durante o julgamento final do descrente, tudo vai ser desvendado publicamente. O pecado será então visto na sua cor verdadeira (Apoc 20:11-15) e a eternidade no lago de fogo é muito tempo para ser atormentado.

* Considere o exemplo de Lucas 16:19-31. Havia deleites e esplendor, mas o fim tinha tormentos, chamas e arrependimento.
* Considere o exemplo de Atos 1:16-19. Havia trinta moedas prometidas, mas o fim foi suicídio.

O crente, ao compadecer ante o tribunal de Cristo, tem que dar conta de si mesmo a Deus (Rom 14:10-12; I Cor 3:11-16). Será que o pecado de hoje vale as lagrimas daquele dia (Apoc 21:4)?
Se tentássemos ver o pecado como ele é, não teríamos muito problema para nos afastar dele.

ENCARE O PECADO AGORA COMO ELE SERÁ ENCARADO PELA ETERNIDADE
d. Saiba que o que Satanás pinta e esconde, custou a Cristo o seu puro sangue

* Cristo: divino (João 1:1-3), a felicidade do Pai (Prov 8:30), cheio de verdade e glória (João 1:17), onipotente, onisciente e onipresente (João 10:30), eterno (Isa 9:6-8; João 10 :30), perfeito (II Cor 5:21), com autoridade (Heb 1:1-3), obediente em tudo (Fil. 2:8), conselheiro e maravilhoso (Isa 9:6-8) tornou-se homem, foi desprezado, mal falado, perseguido, traído, esbofeteado, humilhado, não entendido, torturado, crucificado, sepultado e desamparado .... Tudo isso por causa dos pecados que Satanás pintou como inofensivos, virtuosos, desejosos e bons! (João 3:16).

Não brinque com o que custou Cristo tão caro!
Em resumo:

Fique perto da Palavra de Deus para estar atento à sua obediência e para ser sábio acerca das inclinações do teu coração. O nosso coração é enganoso. Portanto, precisamos a luz que vem pelo Espírito Santo pela Bíblia.
Resista o Diabo - Tiago 4:7
Seja firme na Fé - I Ped 5:9
Não deis lugar ao Diabo - Efés 4:27
Corra a Deus! - Tiago 4:7
Bibliografia:

Bíblia Sagrada, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1994
BROOKS, Thomas, As Obras de Thomas Brooks (The Works of Thomas Brooks), The Banner of Truth Trust, Pennsylvania, EUA, 1980

Bibliografia: Bíblia Sagrada, Sociedade Trinitariana, São Paulo, 1994
BROOKS, Thomas, As Obras de Thomas Brooks (The Works of Thomas Brooks), The Banner of Truth Trust, Pennsylvania, EUA, 1980
STRONG, James LL.D., S.T.D., Concordância Exaustiva da Bíblia Inteira (Exhaustive Concordance of the Whole Bible), Online Bible, v. 7.0


Autor: Pr Calvin Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário