sábado, 8 de maio de 2010

ESTUDO: OS ARDIS DE SATÁNAS - VII

Efés 6:12-20

Lembremo-nos que Satanás é um acusador, enganador e ele quer impedir, opor e oprimir a obra de Deus. Lembremo-nos que Satanás profere mentiras, é homicida e vem pecando desde o começo. Lembremo-nos que Satanás já prendeu com seu laço a milhões pela sua astúcia e trabalha hoje tentando, esbofeteando e persuadindo para o mal todos que pode. Lembremo-nos que ele quer cegar a todos da verdade e cirandar como trigo os que estão na verdade. Dai a necessidade de estudarmos o que a Bíblia diz sobre as suas armadilhas para não cairmos nelas.

Há defesa na resistência ao diabo (Tiago 4:7) e há escape da tentação chegando perto de Deus. Mas, por ter um coração enganoso dentro de nós, devemos ser sábios como serpentes e mansos como as pombas. Para nos tornarmos sábios devemos estudar cada vez mais a Bíblia. Já temos estudado:
II. As Estratégias de Satanás para Promover O Pecado no Mundo e as Soluções para Escaparmos delas
A. Colocar uma isca dourada em um anzol enferrujado - Gên. 3:1-5
B. Pintar o pecado com cores virtuosas - Josué 7:18-26
C. Desprezar a impiedade do pecado - II Sam 11:1-17
D. Representar a Deus Unicamente Misericordioso - Lucas 3:8; Jer 7:4-11

Estudaremos então mais sobre os ardis de Satanás para não sermos ignorantes deles. Uma outra tática usada por Satanás para promover o pecado no mundo é:

E. ACONSELHAR CHEGAR AO ARREPENDIMENTO É FÁCIL
1. A Tentação

Satanás incentiva o povo a pecar dizendo que depois de pecar é fácil retornar e gozar das bênçãos de Deus. É só pedir perdão e Deus se esquece dos seus pecados. Ele diz ao pecador que o pecado pode ser praticado à vontade pois você pode logo voltar e ser salvo como e quando você quiser. Nada mais fácil do que isso. Não faça do pecado uma grande coisa! Ele diz ao crente que é fácil ter a tristeza que Deus gosta para te perdoar e derramar as Suas bênçãos em você. Sabendo deste ardil de Satanás o Apóstolo Paulo avisa: Heb 3:13, !... para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;?.
2. As Soluções
a. O Arrependimento não é fácil para homem algum.

De fato, é fácil entrar no pecado mas, para sair dele, é necessária a obra de Deus.

* Não vem do homem. Jer 13:23, Apoc 9:20,21; 16:9-11, Se fosse fácil porquê estes não arrependeram?
* Vem de Deus. Atos 5:31; II Tim 2:25. É lógico que aquele que é destituído da glória de Deus não vai amar do que ele é destituído. Só o que é de Deus pode amar a glória de Deus.
* Falar as palavras, !Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!? (Luc 18:13), não basta para ser salvo (Mat. 7:21). Só deve confessar pela boca o que crê de coração (Rom 10:9).

b. Considere o que é o arrependimento verdadeiramente. Isa 55:7

* É uma conversão. !Deixe...caminho...pensamentos.." (Sal 51:4: Luc 15:18)
* É responsabilidade do homem. !...o ímpio...o homem..."
* É de pecado a Deus. !...converta ao Senhor...

Atos 26:18.
Vendo que o trabalho divino é o arrependimento verdadeiro, não devemos ser influenciados a pecar facilmente para depois escaparmos de um jeito ou de outro das garras nas quais livremente entramos.

c. O Arrependimento é uma ação contínua. Rom 1:17.

*
Col 2:6, !Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle."
*
Levou o apóstolo Paulo a clamar, Rom 7:24, !Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte??. O Apóstolo Paulo clamou assim anos depois de ser convertido.

d. Se o arrependimento é tão fácil, porque tantas pessoas estão sofrendo no inferno? Luc 16:23-31.

Se as pessoas que foram para lá trocariam tudo o que elas têm por um alívio momentâneo dos sofrimentos e pesadelos do inferno como podemos achar que chegar ao arrependimento é fácil?e. Depois de pecar, nos tornarmos escravos do pecado, e então Satanás usa a dificuldade do arrependimento como arma para nos destruir. Heb 12:17 (Gên. 27:35-38)

Vendo então a astúcia de Satanás usando mentiras para nos tornarmos seus escravos e sermos abomináveis diante de Deus devemos com toda a intesidade possivel procurar o arrependimento verdadeiro que vem de Deus e não descansar até que o tenhamos e, sendo uma obra divina, devemos procurar a graça de continuar aborrecendo o pecado em todas as suas manifestações para não ficarmos presos nos laços do diabo. Sim, como diz a Bíblia, ?Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Isa 55:6.


Autor: Pr Calvin Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário